Há algum tempo acreditava-se que empreender era para apenas uma parte da população: os que tinham um bom dinheiro para investir em seus sonhos.
Hoje, no entanto, muitas pessoas já entenderam que nem sempre é preciso uma fortuna para iniciar o próprio negócio, mas sim uma boa ideia e uma grande disposição para executá-la.
Com isso, tem crescido o lançamento de treinamentos digitais.
Na maioria dos casos, os sócios se dividem entre a produção do conteúdo e a venda dele na internet utilizando estratégias de marketing digital.
No entanto, na empolgação de executar o novo projeto, acabam não alinhando expectativas sobre o trabalho que será feito e, tampouco, colocam essas expectativas expressas em um Acordo.
Vou lançar meu produto com sócios, o que preciso saber?
Quando se inicia uma sociedade é sempre aquela empolgação, em que todos irão fazer e acontecer, e normalmente a única coisa que a maioria não quer pensar é nos possíveis conflitos que podem acontecer ao longo do caminho.
Em geral, os sócios limitam-se ao Contrato Social que é feito para abrir a empresa e registrá-la na Junta Comercial.
Nele são tratadas questões fundamentais como: área de atuação da empresa, quem serão os sócios, qual a participação de cada um na empresa e etc.
No entanto, vamos conversar aqui sobre o Acordo de Quotista.
O Acordo de Quotista é um documento paralelo ao Contrato Social e o ideal é que ele seja feito com o início da empresa, mas nada impede a sua elaboração a qualquer momento.
O objetivo deste Acordo é regular todas as relações entre os sócios que não são abordadas no Contrato Social, definindo previamente a solução para eventuais problemas que possam surgir no decorrer do dia a dia empresarial.
No entanto, entre os diversos temas que podem ser abordados neste Acordo, existem 3 que consideramos necessárias definir antes do lançamento do seu produto digital, que são:
1. Responsabilidades e Obrigações de Cada Sócio
Aqui o objetivo é definir qual é a responsabilidade de cada sócio na empresa. Ex.: O sócio X se responsabilizará pela produção do conteúdo enquanto o sócio Y irá ser responsável pelo Marketing.
Além disso, dentro de suas responsabilidades, serão estabelecidas as obrigações. Ex.: O sócio X que fará a produção de conteúdo, deverá produzir conteúdo para vídeo, textos para o site e também o material de apoio para o treinamento online.
Já o sócio Y que fará o Marketing terá que produzir a carta de vendas, publicação de conteúdos para gerar Leads e campanhas de email marketing.
Esses critérios servem para deixar claro o espaço em que cada um irá atuar e, também, o que cada um deverá fazer dentro da sua atribuição, evitando que um dos sócios fique sobrecarregado com tarefas que, inicialmente, não deveriam ser de sua responsabilidade.
2. Metas de Produtividade
As metas são o que norteiam todo o dia a dia empresarial e são imprescindíveis para gerar uma empresa de sucesso.
Assim, coloque parâmetros de como serão definidas e analisadas as metas de produtividade.
Exemplo.: As metas de produtividade do setor de vendas serão revistas em uma frequência mensal, e será o sócio X que ficará responsável pela análise do período e definição de novas metas para cada mês.
Isso servirá para desde logo a empresa não deixar de lado o mais importante: definir e mensurar seus objetivos.
3. Investimentos e Divisão de Lucro
Nem sempre a sociedade se inicia com a divisão igualitária de investimentos.
Em alguns casos, um dos sócios é quem possui o dinheiro para financiar o produto e o outro é quem tem o conhecimento que será vendido. Nessas situações o melhor a fazer é já definir como será dividido o lucro futuro.
Além disso, é possível estabelecer desde o início como será feito o reinvestimento dos valores e pagamento dos sócios.
Exemplo.: O total de lucro obtido será dividido da seguinte forma: 30% será reinvestido na empresa para a construção da marca. O total de 30% servirá para arcar com custos fixos (como água, luz, telefone, etc) e os 40% restantes servirão para pagamento dos sócios.
DICA EXTRA:
Muitas vezes a correria de lançar o seu produto digital faz com que algumas coisas fiquem para trás.
Assim, além de procurar um advogado qualificado para fazer o seu Acordo de Quotista, acrescentando os três tópicos que eu citei acima, lembre-se de agendar regularmente uma Reunião de Alinhamento de Expectativas.
Nela você e seu sócio poderão definir o que cada um espera para a próxima semana ou quinzena e, ainda, definir quais são as principais metas que deverão ser cumpridas nesse período.
O objetivo aqui é reunir as expectativas de todos os sócios e alinhá-las com o momento da empresa, evitando adiantar tarefas que seriam oportunas mais para frente ou deixando para trás outras que requererem maior urgência.