RECEBI NOTIFICAÇÃO DE PERDA DA PPD. POSSO RECUPERAR MINHA PERMISSÃO?
Sim ! Existem alguns meios de defesa para recuperar a Permissão para Dirigir, e evitar ter que fazer todo o procedimento de habilitação novamente. Para verificar o seu caso, entre em contato conosco no Whatspp (41) 99941-7567.
QUANDO OCORRE A PERDA DA PERMISSÃO PARA DIRIGIR (PPD)
A Perda da Permissão para Dirigir (ou Cassação) acontece quando o motorista recebe uma multa gravíssima (7 pontos) ou grave (05 pontos) ou, ainda, mais que uma multa média (4 pontos), durante um ano, que é período de validade da CNH provisória.
Portanto, o motorista pode ter apenas multas leves (3 pontos) nesse período de 12 meses.
QUAL A CONSEQUÊNCIA DE TER A CNH CASSADA?
Caso o motorista cometa infrações graves, gravíssimas ou, ainda, mais que uma média, ele será penalizado, terá a CNH cassada, sendo obrigado a reiniciar todo o processo de habilitação.
Com a perda da CNH Provisória será necessário repetir todo o processo para obter a habilitação (como se você nunca tivesse feito antes), ou seja, matricular-se novamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC), refazer os testes de aptidão física e psicológica e também refazer todas as aulas necessárias.
Após todo esse procedimento ser refeito, terá que se submeter à novo teste no Detran.
PERDI A PPD (PERMISSÃO PARA DIRIGIR), QUANDO POSSO TIRAR OUTRA?
Após verificar que foi determinada a perda da PPD, o motorista terá duas opções:
- Apresentar defesa e buscar retomar seu direito de dirigir (mesmo que já tenha perdido o prazo da defesa administrativa);
- Refazer todo o processo para obter a habilitação (como se nunca tivesse feito antes).
Qualquer dessas duas opções poderá ser iniciada logo após a ciência da perda da PPD.
PERDI O PRAZO DA DEFESA ADMINISTRATIVA. E AGORA?
Mesmo que você não tenha indicado condutor ou não tenha feito a sua defesa administrativa no DETRAN, é possível fazer todo esse procedimento de defesa via judicial.
Para isso, é necessário que busque um advogado especializado para poder te representar judicialmente no processo.