Por mais que muitos digam que a crise está aí, batendo às nossas portas, saiba que isso não tem abalado todo o mercado, pois: – “Enquanto alguns choram, outros vendem lenços”.
Você provavelmente já deve ter percebido que o mercado financeiro está crescendo e retomando suas atividades já faz um bom tempo.
Inclusive, desde março a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL vêm anunciando baixa dos juros em seus financiamentos imobiliários.
O Investidor inteligente entende que é na crise que o dinheiro muda de mãos.
Mas você sabe o que realmente deve analisar antes de fazer seu financiamento imobiliário para adquirir um imóvel com as menores taxas e evitar prejuízos? Não? Calma que eu te explico!
Claro que há muitas variáveis para isso mas, basicamente, vou te falar sobre três pontos cruciais que decidirão o quanto você poupará, sem ter que estudar finanças para isso !
#1 CUIDADO COM A SELIC !
A SELIC é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Trata-se da famosa taxa básica de juros, foi criada a fim de tornar a negociação de títulos públicos mais segura.
Se ela diminui, haverá mais dinheiro disponível para empréstimos às pessoas físicas e empresas e, consequentemente, haverá queda dos juros imobiliários!
E é por isso mesmo que a Caixa Econômica Federal tem anunciado a redução de juros para financiamentos imobiliários, pois houve uma queda da SELIC de 14% para 6,5%.
#2 O QUE É A TR?
A TR (Taxa Referencial), é usada para fins de reajuste da dívida e varia em torno de 0 a 2%, parece baixo, mas quando falamos em valores altos como a de um imóvel, acredite, vale a pena prestar atenção nesse carinha.
Ela foi criada na década de 90, no auge da super inflação do governo Collor e seus planos econômicos, com o intuito de ser referência para a economia brasileira e controlar a inflação que ultrapassava os 2.400%.
Sabe quando te falaram na hora da contratação que as parcelas eram fixas? Ou diminuiriam ao longo dos meses, mas isso nunca acontece e cada vez mais a parcela aumenta ou diminui quase nada?
É exatamente a TR, que cumulada com outros encargos (capitalização de juros com a SELIC, TR, IOF, comissão de permanência, juros e etc), que acaba prejudicando o seu bolso!
Para você não ficar perdido e saber melhor como a TR têm evoluído, aqui está a movimentação dela no ano de 2017:
#3 DICA PARA QUEM QUER PENSAR FORA DA CAIXA
Para a maioria das pessoas a casa própria é um sonho a ser realizado.
No entanto, proponho à você uma reflexão de outro ponto de vista.
“Com muita frequência, em vez de confiar em sua sabedoria íntima, a maioria das pessoas acompanha a multidão (…) O medo de ser diferente impede que muitas pessoas busquem novas formas de resolver seus problemas.”
Robert Kiyosaki, Pai Rico, Pai Pobre.
Para isso, deixei um vídeo muito bom do Gustavo Cerbasi, especialista em Inteligência Financeira e muito conhecido pelo livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, em que ele apresenta dois panoramas sobre o financiamento da casa própria.
Com essas dicas, se você ficar atento ao mercado financeiro antes contratar Financiamentos em qualquer Banco, com toda certeza poupará um bom dinheiro!
Pensando a longo prazo, sua reserva financeira poderá ser reinvestida, fazendo o $ trabalhar para você, e não o contrário ! 😉